segunda-feira, 27 de junho de 2011

Palavras e Palabras

Olá!

O entendimento de uma Língua Estrangeira está muito vinculado ao conhecimento de seu vocabulário. Quanto mais domínio você tiver das palavras que compõem um idioma, melhor se sairá em provas de vestibular, concursos e afins.
Um exemplo disso foi o Vestibular de inverno da PUC/RS - 2011/1. Em que das dez questões apresentadas sete exigiam conhecimento de vocabulário, pois eram questões de interpretação de texto e de domínio de léxico.
Por isso, é importante a leitura constante de artigos, jornais, reportagens...tudo no idioma da língua estrangeira que você pretende atingir, assim seu vocabulário será aprimorado.

Abaixo colocamos duas questões da prova de Língua Espanhola do vestibular de inverno da PUC 2011.

Trecho do texto a que faz referência a primeira questão:

[...] Los Juegos Olímpicos ofrecen una magnífica oportunidad para revisar los valores culturales asociados al deporte y al espectáculo deportivo, ya que promueven el uso lúdico y rechazan los procesos pasionales de identificación con la victoria y proyección de la derrota, favoreciendo el uso social de la actividad deportiva.
“El olimpismo es una filosofia de vida”, señala la Carta Olímpica “que exalta y combina en un conjunto armónico las cualidades del cuerpo”, pero también alía el deporte a la cultura y a la educación. [...]

1. Las palabras “rechazan” y “señala” pueden ser sustituidas, sin cambio de significado, respectivamente, por:
A) atacan (v. atacar ) - sugiere (v. sugerir – sugerir)
B) restringen (v. restringir) - añade (v. acrescentar, adicionar)
C) repudian (v. repudiar) - subraya (v. sublinhar) - CORRETA
D)obstruyen (v. obstruir) - agrega (v. agregar)
E) resarcen (v. ressarcir) - asevera (v. afirmar)

A questão exige o conhecimento de palavras sinônimas dentro do próprio idioma da Língua Espanhola. Seguem outros sinônimos para as palavras rechazar (recusar, repelir, repudiar) e señalar (assinalar):
Rechazar: rehusar, rehuir, negar, refutar, apartar, alejar, echar, repeler.
Señalar: mostrar, indicar, informar, guiar, apuntar.


2. Las palabras que traducen, respectivamente, a “logran” y “suelen” están reunidas en:
(A) alcançam – devem
(B) atingem – podem
(C) adquirem – revelam
(D) desenvolvem – parecem
(E) conseguem – costumam - CORRETA

Exige conhecimento de vocabulário. O verbo "lograr" significa conseguir, obter ou alcançar algo. Em Português costumamos usar “lograr” no sentido de ser enganado, passado para trás. E “suelen” é a conjugação da 3ª pessoa do plural, no Presente do Indicativo do verbo “soler” que significa costumar, de costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário